EIXOS TEMÁTICOS

Os eixos temáticos trabalhados para as comunicações orais serão:

E 1- Formação dodiscente

Ementa:

O referido eixo reúne experiências nas quais se inclui o caráter dialógico da atuação docente e da formação docente e discente compreendendo estas como inseridas na concepção de que, não é possível ensinar-aprendendo sem a disposição para o diálogo, o diálogo "dodiscente". Envolve experiências entre sujeitos que ensinam-aprendendo e aprendem-ensinando através do diálogo , o qual representa a condição para a ação pedagógica, ação que só se processa no seu próprio exercício dialógico, carregado de intencionalidade pedagógica, que se organiza a partir do compromisso de transformar a realidade em que está inscrito. O caráter "dodiscente" representa, portanto, mais que uma escuta seguida de uma fala, ou de uma ação a partir de uma escuta.

Comissão Científica:

Profa Dra Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo

Prof. Dr. Osmar Luiz da Silva Filho

Profa Geovana Vasconcelos Martins

Prof Rodrigo Bezerra Pessoa

Profa Cícera Cecília Esmeraldo Alves

Profa Luciana Medeiros de Araújo

Profa Maria Aparecida Abreu Martins

E 2 - Linguagens e Códigos

Ementa:

O referido eixo reúne trabalhos de diferentes campos das linguagens, sejam elas linguísticas, literárias ou multimodais, além de estudos em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Libras, à luz de diversas abordagens teóricas que privilegiam a relação ensino, aprendizagem e interação em sala de aula.

Comissão Científica:

Prof Abdoral Inácio da Silva

Profa Rose Maria Leite de Oliveira 

Profa Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo

Profa Alexsandra Bezerra da Rocha

E 3 - Ciência, Educação e suas Tecnologias

Ementa: Ciência, educação e tecnologias: evolução histórica e perspectivas. Tecnologias na formação do professor e bacharel. As novas tecnologias aplicadas à educação e a atuação profissional em saúde. Informática como recurso administrativo-pedagógico e profissional.

Comissão Científica:

Prof Gilberto Fernandes Vieira

Prof Francisco Jósé de Andrade

Profa Geovana Vasconcelos Martins

Prof Paulo Roberto de Medeiros

Prof Rodrigo Bezerra Pessoa

Profa Luciana Medeiros de Araújo

E4 - Currículo e Interdisciplinaridade

Ementa:

Conceitualização e problematização de interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade. Reflexão sobre currículo. Estratégias inter/transdisciplinares em sala de aula por ocasião da monitoria.

Comissão Científica:

Profa Maria Aparecida Abreu Martins

Prof Rodrigo Bezerra Pessoa

Profa Cícera Cecília Esmeraldo Alves

Profa Luciana Medeiros de Araújo

Profa Geovana vasconcelos Martins

E 5 - Práticas e Avaliação

Ementa:

Aspectos históricos e socioeconômicos da avaliação educacional e seus pressupostos nas práticas docentes e profissionais. A Avaliação Educacional no Brasil. O processo de planejamento educacional no Ensino Superior (fundamentos, características, agentes, objetivos, relações e determinações). A questão da participação, das práticas e da avaliação na monitoria e docência. Elaboração e análise de planos, projetos e avaliações educacionais. O Plano, o Programa e o Projeto. Relacionamento da avaliação educacional e a função social da Universidade. Princípios e funções da avaliação educacional. A relação entre Ética e Avaliação. Dispositivos didáticos para o planejamento do ensino e a relação entre práticas, planejamento e avaliação. A avaliação como elemento de pesquisa da prática pedagógica docente e profissional em saúde.

Comissão Científica:

Prof Osmar Luiz da Silva Filho

Profa Geovana Vasconcelos Martins


E 6 - Educação, Inclusão e Diversidades

Ementa:

Política nacional de atenção educacional às pessoas com necessidades especiais, minorias e demais casos de negação de direitos na sociedade. A formação de professores numa perspectiva de atendimento à diversidade. Prática Pedagógica e acesso ao conhecimento numa perspectiva do princípio de Educação para Todos. Educação para inclusão. A prática de monitoria como exercício de inclusão docente e profissional.

Comissão Científica:

Prof Josué Pereira da Silva

Profa Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo

E 7 - Intervenções e Práticas na Área de Saúde e Ciências da Vida

Ementa:

A comunicação professor-aluno na monitoria; Experiências de Intervenções e Práticas na Área de Saúde e Ciências da Vida; objetivos da formação em saúde; principais dificuldades encontradas na prática do ensino de saúde no Brasil; Como escolher e organizar as atividades de ensino; Métodos de ensino individualizados, socializados e globalizados; Desenvolvimento da atitude científica do aluno na monitoria; Avaliação crítica dos programas, estratégias e ações educativas em saúde, desenvolvidas com vistas na promoção da saúde, prevenção de doenças e recuperação da saúde; A construção do conhecimento durante o Programa de Monitoria na Graduação.

Comissão Científica:

Profa Fabíola Jundurian Bolonha

Profa Luciana Moura de Assis

Profa Anubes Pereira de Castro

Profa Cláudia Maria Fernandes

Profa Kennia Sibelly Marques de Abrantes

Profa Maria Berenice Gomes Nascimento Pinheiro